NOVIDADES

O MELHOR DO DESIGN DE INTERIORES PARA VOCÊ SE SENTIR EM CASA

Como preservar a beleza de seu mobiliário revestido em couro?

Como preservar a beleza de seu mobiliário revestido em couro?

 

Limpeza regular

Comprar um sofá também levanta a questão de como limpá-lo, principalmente se for em couro. Tirar o pó é o primeiro passo na manutenção de um sofá de couro, mas as etapas de limpesa são diferentes se for couro liso, couro fosco ou camurça.

A superfície do seu sofá de couro é lisa?

Se o seu sofá de couro tiver couro liso como alguns modelos vintage, você pode tirar o pó com um pano bem macio (microfibra, por exemplo) levemente umedecido com água de preferência desmineralizada para evitar qualquer reação. Evite usar produtos em aerossol que possam marcar o couro. O couro não gosta de água, principalmente se for calorificada: por isso é aconselhável torcer bem as esponjas ou os panos se os usar úmidos. Depois de terminar a manutenção do sofá de couro, não se esqueça de secar o couro com um pano seco para remover quaisquer vestígios de umidade.

O couro tem aspecto fosco ou aveludado?

Outro conselho se o couro do seu sofá tiver aspecto fosco ou escovado: basta passar um pano seco com uma escova macia para tirar o pó. Se utilizar aspirador de pó, tome cuidado para não riscar o revestimento, escolhendo a potência mais baixa e uma escova “especial para móveis”. Esse tipo de couro é ainda menos resistente à umidade: se precisar limpar a superfície, use um pano de microfibra levemente umedecido. Você preserva assim a estética desses delicados couros.

Como limpar e manter completamente um sofá de couro?

Além da limpeza regular, pode ser necessária uma limpeza mais completa do sofá. Limpe regularmente o seu sofá para uma maior longevidade.

Hidratando o sofá de couro

O couro é um material vivo que precisa ser nutrido e hidratado. Existem produtos adequados disponíveis no mercado. Estão disponíveis em creme, pasta ou aerossol. Também é possível utilizar soluções caseiras. Leite hidratante ou desmaquilhante para o corpo é, por exemplo, ideal para nutrir o couro. Depois de aplicado, basta polir com um pano macio. Você pode aplicar este produto nutritivo a cada dois meses. O leite hidratante também é suficiente para a manutenção natural da superfície.

Manutenção completa de um sofá de couro

Qualquer que seja o produto que você escolher para a manutenção de um sofá de couro, é preferível colocá-lo sobre o pano do que diretamente sobre o couro e aplicá-lo com uma massagem delicada. Evite produtos gordurosos que podem causar manchas! Antes de qualquer aplicação, aconselhamos testar o produto numa parte invisível.

Para uma limpeza mais profunda, você pode escolher uma das seguintes soluções:

     • use água com sabão de glicerina, sabão neutro (algumas gotas por litro de água) ou detergente líquido neutro. Importante passar novamente um pano umedecido com água limpa para retirar qualquer resido de sabão. Após a aplicação, secar antes de polir o couro;

     • passar uma toalha umedecida no sabão neutro para obter uma leve espuma, depois aplicar levemente no couro, passar novamente um pano umedecido com água e secar bem;

     • adicione algumas gotas de vinagre doméstico ao leite hidratante ao aplicá-lo durante a manutenção regular;

     • aplicar uma mistura de 50% de água e 50% de vinagre, antes de finalizar com um tratamento cosmético hidratante.

Reviva um sofá de couro

Se quiser reavivar o seu sofá de couro marrom e devolver o brilho, pode polvilhar bicarbonato de sódio, deixar agir por algumas horas (ou no máximo durante a noite) e aspirar com potência mínima. Esta solução de renovação também ajuda a remover os maus odores do seu sofá de couro. Cuidado, o bicarbonato é abrasivo: para não riscar o couro, não esfregue para removê-lo!

Para manter um sofá de couro, você também deve protegê-lo do sol e do calor. Na verdade, o couro é um material vivo e, portanto, reage ao calor. Para evitar que resseque e descolora, certifique-se de colocar seu sofá de couro longe de qualquer fonte de calor, seja sol, lareira ou aquecedor. Se puder, tente não expô-lo à luz solar direta. Como o couro também é sensível aos raios UV, você corre o risco de danificá-lo.

Os alimentos também podem ser usados ​​para reavivar o brilho do couro. A primeira é a casca da banana. O interior da pele contém glicerina natural que reduz arranhões ou rachaduras no couro. Basta massagear suavemente a superfície com a pele. Você também pode usar claras de ovo batidas para aplicar no couro e polir.

Se o sofá de couro da sua sala estiver muito sujo ou for de couro envelhecido, o sabonete preto é um produto interessante, misturado com água morna. Sua textura, mais oleosa que o vinagre branco, evita o ressecamento do couro. Este produto natural é um dos mais eficazes para a manutenção diária do seu sofá.

Removendo manchas do seu sofá de couro

Para qualquer limpeza, não se esqueça de fazer previamente um teste numa parte invisível do couro, para verificar possíveis reações. O ideal é que quanto antes você intervir após a tarefa, melhor: assim não dá tempo de penetrar no couro. A manutenção de um sofá de couro requer, portanto, um pouco de reatividade!

Limpando um sofá de couro manchado

Se detectar uma mancha no couro do seu sofá, você pode usar um removedor de maquiagem ao qual adicione uma gota de vinagre branco. Passe um algodão, pano ou esponja limpa na área afetada, levemente, sem esfregar. Assim que a mancha desaparecer, limpe com um pano levemente úmido e lustre bem com um tecido macio e seco.

Em um sofá de couro claro, as roupas às vezes podem deixar marcas coloridas. Para removê-las, pode-se usar leite desmaquilhante, desta vez adicionando um pouco de álcool 70° ou pedra de argila também adicionada com algumas gotas de álcool. Se isso não for suficiente, você pode borrifar um pouco de spray de cabelo e limpar rapidamente com uma toalha de papel. O brilho do seu sofá é reavivado e a mancha desaparece!

Soluções para cada tipo de tarefa

Para remover manchas de tinta ou caneta esferográfica em seu sofá de couro, use um cotonete para trabalhar no local manchado. Aplique uma mistura de álcool isopropílico e água. Esta solução também funciona para manchas de alimentos açucarados, álcool, café ou chá. Resumindo, tarefas cotidianas!

Contra manchas de gordura ou sebo que encharcam os móveis e que muitas vezes ficam no cabelo ou na pele, você pode polvilhar com talco. Deixe agir durante a noite. Aqui novamente, finalize com aplicação de leite hidratante e polimento.

Não esfregue o couro! Seja com um pano ou uma esponja, não esfregue o material que aplicou no seu sofá se não quiser danificá-lo. Você marcará a superfície de forma irreparável. Limpe suavemente a mancha e use sempre um pano de macio para polir. Utilize preferencialmente algodão, tecido de microfibra.

Reparando o couro de um sofá

A superfície do seu sofá de couro rachou? Isso ocorre porque o material está desidratado. Mas não se preocupe, uma reforma é possível com algumas dicas e truques! Para recuperar uma fissura, nutra o couro por bastante tempo aplicando creme hidratante. Em seguida, aplique um creme reparador específico e deixe secar pelo tempo indicado nas instruções. Se necessário, borrife tinta para couro para aproximar-se da tonalidade original.

Se o couro estiver arranhado ou mesmo rasgado, não entre em pânico. É possível salvar seus móveis. Existem produtos cicatrizantes que podem ser aplicados da mesma forma que o creme reparador. Quando o rasgo for significativo, é preferível colocar um pedaço do mesmo couro sob o buraco, colar e camuflar com o creme reparador.

A vantagem do couro em casa é que é um material relativamente resistente e fácil de limpar, desde que respeite a sua natureza. Precisa ser hidratado e nutrido regularmente para manter sua beleza a longo prazo. Numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, as nossas soluções utilizam produtos naturais não tóxicos, seja para o ambiente ou para a saúde. Limpe o seu sofá de forma eficaz e preserve a sua cor e brilho!

RECENTES

Varandas pode se tornar seu lugar predileto.
LEIA MAIS...

5 Dicas para sua sala parecer maior!
LEIA MAIS...

5 itens para mudar em sua casa segundo a psicoarquitetura
LEIA MAIS...

Ambientes multifuncionais e design flexíveis
LEIA MAIS...

Relatório de Transparência e Igualdade Salarial
LEIA MAIS...

Como preservar a beleza de seu mobiliário revestido em couro?
LEIA MAIS...

Como escolher a distância certa entre a TV e o sofá?
LEIA MAIS...

Dúvidas sobre decoração da sala de estar? Nós te ajudamos!
LEIA MAIS...

Que tal adicionar um toque de frescor à decoração do seu quarto?
LEIA MAIS...

Novembro Azul: Conscientização sobre a Saúde Masculina
LEIA MAIS...

Outubro Rosa
LEIA MAIS...

Feliz dia do vendedor!
LEIA MAIS...

40 anos transformando Espaços em Encontros.
LEIA MAIS...

Como um colchão pode transformar sua qualidade de vida
LEIA MAIS...

Honrando Seu Herói: Encontre a Poltrona Perfeita para o Presentear neste Dia dos Pais
LEIA MAIS...

Como escolher móveis que combinem com sua personalidade
LEIA MAIS...

Com solidariedade e união podemos fazer muito.
LEIA MAIS...

Bons momentos te esperam com a Prima Linea!
LEIA MAIS...

Dia Mundial do Sono: Dicas para Dormir Bem
LEIA MAIS...

Decorar e Redecorar
LEIA MAIS...

O seu sofá ideal
LEIA MAIS...

Tendências de decoração
LEIA MAIS...

Dicas Simples e para tornar os espaços mais amplos
LEIA MAIS...

Como escolher a cadeira para sala de jantar?
LEIA MAIS...

Como transformar o seu quarto
LEIA MAIS...

CATEGORIAS

GRUPO PRIMA LINEA

DESIGN PARA VIVER